quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Moda na web!

Atualmente, uma fonte de pesquisas e informações sobre a moda, tem sido a web! Esta gigante da tecnologia mundial, tem facilitado a vida dos fashionistas, estudantes e pesquisadores da moda.
A rede conta com diversos portais de renome, como WGSN, Trendwatching, Usefashion entre outros, que antecipam tendências,divulgam pesquisas, imagens para inspiração, que são acessados diariamente por quem tem a moda como profissão, e até mesmo por paixão.

Além dos portais, existem também os Blogs de estilo, que se tornaram populares entre os estilistas, e estudantes de moda, como fonte de informação, divulgação e inspiração para trabalhos e coleções.

Alguns sites e blogs, relacionados à moda, e o seu conteúdo:


http://www.wgsn.com/

Um dos maiores portais de tendências, não só de moda, mais do design mundial. A página conta com Notícias do design, da moda, do mundo todo, tendências, macrotendências, microtendências, imagens, marcas, e inúmeros outros itens que auxiliam mais de 36.000 usuários e 2500 empresas em todo o mundo.

O WGSN foi criado em 1998 e as informações geradas por cerca de 150 profissionais são como uma ‘bolsa de valores da moda’. Assim como há analise dos Investimentos financeiros, a moda é um mercado que também tem seus indicadores. Pensando nisso, estudos detalhados são oferecidos aos clientes para orientar a formatação de estratégias e criação de produtos. No Brasil são 125 clientes, entre eles a SPFW e a Rede Globo. Possui conteúdo exclusivo para assinantes.


www.usefashion.com

A UseFashion é uma empresa multimídia e multisetorial, líder no serviço de pesquisa e informação para o mercado da moda.

Realiza análise em profundidade de mercados locais e globais, apresentando interpretações direcionadas aos variados profissionais que fazem da moda e do design o seu negócio. Possui conteúdo visionário e de alto valor agregado, incentivando seus clientes no processo criativo e na tomada de decisões estratégicas.

Em seu mix de produtos estão o Portal UseFashion, o UseFashion Journal, UseFashion Newsletter e UseFashion Report; além de um amplo programa de Palestras e Workshops em todos os setores da moda.
Possui conteúdo exclusivo para assinantes.


http://www.fashionbubbles.com/

O Fashion Bubbles é uma revista eletrônica sobre moda, consumo, comportamento, tecnologia e negócios.
Cuja proposta é mapear as novas formas de interação, consumo e comportamento dos habitantes dos grandes centros urbanos, mediados pela moda e tecnologia. Os editores, colunistas e colaboradores vêm de mercados tão distintos como moda, finanças, auto-peças e educação, devido a isso o conteúdo é diversificado e a abordagem completamente própria. O site é no estilo Blog.


http://www.comunidademoda.com.br/

A Comunidade Moda é um site de pesquisa, informação e inspiração. Tem uma maneira diferente de dar a notícia de moda. Pesquisam, viajam, fotografam, consultam.

Acreditam que o diferencial de qualquer processo criativo está nos detalhes, na visão certa da inspiração e no foco de um briefing perfeito.

A principal característica da Comunidade Moda é sua proposta visual. Uma imagem forte sempre é uma fonte de inspiração de tema, cores , tendências e estimula o processo criativo.

O objetivo do site é procurar expor, não só a fundamentação teórica do tema, não só a possibilidade de aplicação a diferentes áreas, mas essencialmente procurar vislumbrar a via por que possa ser aplicada nas situações mais simples do quotidiano de um profissional que busca inspirações.


--- BLOGS ---

www.modasemfrescura.com -> A idéia, do MODA SEM FRESCURA, é relacionar a moda com outras formas de expressão: música, fotografia, arte, consumo e cultura pop. Ao fazer esse cruzamento, inevitavelmente a visão muda: a moda não está mais no centro do mundo, o mundo é que está no centro de todas as modas.

http://www.aboutfashion.com.br/ -> Possui como interesse discutir a moda nos seus mais variados aspectos, desde análise de desfiles e tendências, notícias sobre moda, comportamento, música, arte e mídia em geral, até reflexões um pouco mais profundas sobre moda e sua relação com outras mídias e a própria sociedade.

http://www.oficinadeestilo.com.br/ -> Blog de duas personal Stylist, que contam tudo o que acontece no trabalho.


Antes do estouro da Internet, no mundo da moda, os pesquisadores e estilistas utilizavam as revistas, jornais, novelas, viagens, como fonte de inspiração e pesquisa, hoje, é possível ver o que acontece no mundo inteiro (comportamento, cores, modismo, novidades...) sem sair do conforto do escritório, ou até mesmo de casa.


Mais sites:

http://www.carreirafashion.com.br/site/inicial/ - fala sobre oportunidades de emprego e noticias sobre a moda e o seu mundo.

http://www.chic.ig.com.br/ - fala sobre desfiles, tendências, novidades da moda.

http://erikapalomino.com.br/erika2006/index.php - possui informações sobre os desfiles, e novidades da moda.

http://estilo.uol.com.br/moda/ - site sobre moda, atualidades, desfiles e tendências.

http://www.guiajeanswear.com.br/novo_DESIGN/home.asp - fala sobre tendências, marcas e novidades do jeans.

http://www.personalstylist.com.br/ - Site com dicas, tendências e eventos.

http://glamurama.uol.com.br/Default.aspx - site com dicas de moda, feminina, masculina, link para blogs, eventos...

http://www.closetonline.com.br/default.asp - site sobre jornalismo de moda.


Nenhum comentário: