quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pesquisa de tema - Projetos de Moda

Tema é a história, o argumento, a inspiração de uma coleção. Uma marca de moda é mais ou menos como uma Escola de Samba: a cada coleção traz um novo samba enredo, uma nova história a contar, mas mantém as características que são atributos da marca, ou seja, o seu estilo. Assim como a Mangueira sempre traz o verde e o rosa e a Portela sempre traz um carro alegórico referente a sua Águia, também as coleções devem sempre trazer aquele estilo pelo qual a marca é conhecida, seja ele divertido, sóbrio, ousado, casual, sexy ou romântico.




O que varia mesmo de uma estação para outra é o TEMA DE COLEÇÃO, que numa Escola de Samba seria o Samba Enredo, responsável pela inspiração das fantasias, adereços e carros alegóricos. Como na Escola de Samba todas as peças de uma coleção devem de uma ou outra maneira, remeter ao tema escolhido.



A maioria dos cursos de moda prega aos futuros designers que existe ampla liberdade na escolha dos temas para as coleções. Todavia, optar por um tema que não possa ser contextualizado às tendências de moda pode representar um risco à comercialização da coleção. Portanto, quando falamos em Estilismo Industrial devemos pensar em roupas com compromisso de vendas, pois não são meras criações artísticas, mas sim produtos de cuja comercialização depende toda a indústria. É aconselhável que o tema da coleção possa fazer uso de algumas tendências de moda diagnosticadas através de pesquisa.



A escolha do tema pode partir de pesquisas junto a escritórios de estilo (bureauxs) como o Promostyl, que aponta tendências de comportamento e focos de interesse dos consumidores. Tais serviços servem para nortear o trabalho do designer, mas a experiência comprova que muitos acabam escolhendo os temas de suas coleções baseados na própria sensibilidade e nas leituras das tendências atuais.



Uma coleção não deve se limitar a reproduzir as tendências pesquisadas no exterior. Ela deve ir além, apresentando uma proposta de estilo do seu criador, uma “cara” própria. Para isso o designer deve pesquisar o tema escolhido, buscando elementos de inspiração que possam ser transportados para as roupas. No exemplo citado anteriormente o estilista deveria fazer uma pesquisa iconográfica sobre índios norte-americanos. Na pesquisa ele poderá encontrar elementos interessantes para inserir na coleção, como o uso de penas em acessórios e acabamentos, a padronagem de um vaso de cerâmica pode virar uma estampa, a forma dos ponchos e palas podem se transformar numa saia de pontas, e muitas outras idéias.



Desta pesquisa podem também surgir idéias de locações para fotos, make- up para desfile, tipos de letras(fontes) para serem usadas na campanha de divulgação da coleção (outdoor, postais, mala direta, anúncios em revistas), ambientação de vitrines, etc.

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