quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Projetando moda: diretrizes para a concepção de produtos

O universo da Moda é um campo em crescente exploração, entretanto, crescer exige planejamento e gerenciamento de riscos, para que tal criatividade não se perca em experiências puramente intuitivas.
A cultura da copia vem sendo substituída aos poucos pela cultura da inovação.

É preciso ir alem das revistas de moda, mergulhar no universo consumidor, e interpretá-lo, delimitando suas tendências peculiares.A estrutura projetual se caracteriza por uma cadeia de operações do pensamento, que pode ocorrer sucessivamente inúmeras vezes. Pode-se dividir o desenvolvimento de produtos de moda em quatro fases:

- Planejamento – Coleta e analise de informações que darão subsídios às decisões tomadas no decorrer do processo.

- Geração de Alternativas – Possibilidades de produtos e idéias materializadas por meio de experimentos concretos.

- Avaliação e detalhamento – As alternativas são selecionadas de acordo com os critérios do projeto. Ressalta-se que a relação de uso entre produto e usuário será influenciada por inúmeros fatores.

- Produção – O projeto entra em fase refinada de elaboração, definindo-se todas as matrizes para a produção seriada.


Apesar da inovação constante em produtos de moda, é preciso manter a essência da marca, a linguagem que o consumidor conhece e assimila.  Ficar à mercê da inspiração não é recomendável para uma área na qual velocidade e dinamismo são essenciais.

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