quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Trend Hunters - Caçadores de Tendências

É aquela pessoa ou instituição que detecta uma influência que vai ser absorvida pelos consumidores em um curto espaço de tempo. Fazendo previsões como os oráculos do passado faziam com astrologia, os Trend Hunters geralmente são produtores de moda, estilistas ou coletivos de pesquisadores que farejam cada novidade em qualquer canto do mundo.


Sim, porque quanto mais viajado for o Trend Hunter, mais afinado será o seu faro, e o seu aceto. Muitas vezes as grifes que mais se destacam não tem apenas um estilista, mas um Trend Hunter que lidera uma equipe de estilistas e designers. Não vai demorar muito, alguma escola ou universidade de moda estará formando Trend Hunters (em Londres na Central Saint Martins College of Arts and Design), e em Barcelona já existem cursos.


O que eles caçam?
O objetivo é classificar, estudar, avaliar e acompanhar as principais tendências mundiais que afetem o comportamento e, por conseguinte, o consumo.


Como chegam às suas conclusões?
Aí mora o segredo. Quem é Trend Hunter, não entrega o ouro. Mas o custo vale a pena, para as grifes principalmente, uma boa consultoria pode, por exemplo, acertar a cartela de cores da estação, entre outras coisas.


Que são? Onde estão? E como encontrá-los?
O WGSN é muito amplo e percorre o mundo com seus hunters espalhados nos quatro cantos do planeta (são mais de 200 profissionais), estima-se que no Brasil existam de 65 a 70 assinantes. No mundo estima-se 2.300 a 2.600 clientes, entre eles, a Louis Vuitton, a Levis e a Armani que pagam rindo a assinatura anual de 25mil dólares. As brasileiras que investem são Santa Constancia e Motorolla.

Nenhum comentário: